El Parlamento de Portugal aprueba una ley impulsada por la ultraderecha para prohibir el uso del burka Jysk invertirá 60 millone…

El Parlamento de Portugal aprueba una ley impulsada por la ultraderecha para prohibir el uso del burka
Jysk invertirá 60 millone...






Proposta de Lei para Proibição do Burka em Portugal

A decisão final sobre a nova legislação que proíbe o uso do burka em Portugal está nas mãos do presidente do país, António José Seguro, que pode vetar ou enviar a proposta ao Tribunal Constitucional para certificar sua validação. A medida, considerada “discriminatória” e uma ameaça aos Direitos Humanos, é criticada por organizações como a Amnistia Internacional.

MADRID, 17

Na última sexta-feira, o Parlamento português aprovou um projeto de lei impulsionado pelo partido de extrema-direita Chega, que visa proibir o uso do burka, uma vestimenta islâmica que cobre completamente o corpo feminino. A proposta contou com o apoio da coalizão conservadora liderada pelo primeiro-ministro Luis Montenegro.

André Ventura, líder do Chega, declarou: “A proposta de Chega foi aprovada. Acabaram-se os burkas em Portugal. Quem odeia nossa cultura pode voltar para seu país” em uma mensagem nas redes sociais.

Este projeto de lei foi previamente aprovado em comissão em outubro de 2025, mas ficou estagnado por meses devido a divergências entre Chega e o Partido Social Democrata (PSD), que se concentrou mais em questões de segurança relacionadas ao ocultamento do rosto em espaços públicos do que nas questões religiosas.

No passado mês de junho, o PSD também apresentou uma proposta semelhante, mas as duas formações alcançaram um consenso depois que o Chega fez emendas ao seu projeto, minimizando a questão religiosa para evitar possíveis inconstitucionalidades, conforme relatado pela agência de notícias Lusa.

Entre as mudanças, Chega alterou o nome do projeto para enfatizar questões de “segurança e ordem pública”, além de abandonar a proposta de pena de prisão de até três anos por ocultação forçada do rosto. Em vez disso, foi sugerida uma multa de menos de 700 euros por negligência e de até 3.000 euros em casos de dolo.

LEI “DISCRIMINATÓRIA”, SEGUNDO AMNISTIA

João Godinho Martins, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, classificou a nova legislação como “discriminatória” e uma “ameaça direta” aos direitos das mulheres muçulmanas à liberdade de expressão e religião. Ele afirmou que, apesar da remoção das referências diretas ao islamismo, a lei compromete os direitos das mulheres que optam por cobrir o rosto.

Martins insistiu que “ninguém deveria decidir o que uma mulher pode ou não vestir, e nenhuma mulher deveria ser punida por praticar sua fé, expressar sua identidade cultural ou manifestar suas crenças. Ao invés de promover os direitos das mulheres, esta proibição generalizada pode ter o efeito oposto”.

Ele destacou que as mulheres que escolhem cobrir o rosto “podem enfrentar maior exclusão da vida pública, isolamento social ou dificuldades para acessar educação, emprego e serviços públicos”.

A lei também implicaria repercussões para o direito à privacidade e à liberdade de reunião pacífica, uma vez que proíbe especificamente o ocultamento do rosto durante manifestações. Martins observou que esta medida contradiz o direito internacional, que permite essa prática para garantir a participação anônima e prevenir represálias.

Por isso, ele apelou ao presidente para não promulgar a lei, que classificou como “incompatível com as obrigações de Portugal em matéria de Direitos Humanos” e que “viola gravemente” vários direitos garantidos pela Constituição portuguesa. Além disso, ele pediu para que a proposta seja submetida a uma avaliação de sua constitucionalidade.



FONTE

Publicar comentário

Economia